quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A povoação e a estrada

A povoação da península que ladeia a Lagoa dos Patos e o Atlântico foi formada basicamente por famílias de portugueses e africanos. Na segunda metade do século XVIII as primeiras famílias portuguesas oriundas dos Açores chegavam para colonizar o território. Relatos dão conta que naufragos de embarcações encalhadas na costa também decretaram a permanência de pessoas na região, que acabaram ficando e organizando um estilo devida próprio.
A região de Mostardas foi durante décadas, uma região distante e abandonada. O acesso por estrada só iniciou no século passado e se concretizou com a construção da Rodovia BR-101 há duas décadas. A denominada Estrada do Inferno que corta a península de um extremo a outro foi marcada por peripécias de motoristas e aventureiros que utilizaram o caminho lamacento escoando a produção de cebola, arroz e mais recentemente de madeira. A estrada foi completamente asfaltada somente em 2010 quando alcançou São José do Norte.
Reportagens da RBSTV mostram as dificuldades de manter a rodovia.

Como é uma estrada que necessita constante manutenção, orienta-se transitar de dia e em velocidade que permita desviar das crateras que se abrem toda a vez que chove.



Em 1990 o trajeto de Palmares a S.J. do Norte era foito por trechos de asfalto e de areia.





Visualizações este blog